Preservar em família

A atriz Priscila Sol leva o filho Vítor ao evento Planeta no Parque em São Paulo, que ensina a importância de preservar o meio ambiente com muita música e brincadeiras

Silvia Santana


Por Barbara Vieira. Contigo 

Com um pacote de sementes de goiaba nas mãos, Vítor Moura, 7 anos, chegou em casa na tarde do sábado (22) decidido a plantar uma árvore da fruta no quintal. Ele havia acabado de voltar de uma oficina de jardinagem que aconteceu no primeiro dia do Planeta no Parque, evento sobre sustentabilidade realizado no Ibirapuera, em São Paulo, e organizado pelo Planeta Sustentável, projeto da Editora Abril.

{txtalt}
Mãe e filho deitam e rolam com várias brincadeiras no Parque Ibirapuera
Naquela manhã, o menino aprendeu que este é o ano internacional das florestas. "Ele quis passar no mercado e compramos várias frutas, algumas que ele nem dava bola, só queria comer e depois pegar as sementes para germinar", disse a atriz Priscila Sol, 30, mãe do garoto.

 

{txtalt}
Dentro de uma oca, as crianças tiveram palestras, como a de jardinagem feita por João Manoel Gobbi de Oliveira

PIANO INFANTIL
O sábado de Vítor e Priscila começou por volta das 11h30, quando assistiram ao show do Pato Fu. A banda apresentou o repertório do CD Música de Brinquedo, que usa arranjos de pianos infantis, realejos, caixinhas de música e tem o coro do Giramundo, grupo de teatro de bonecos. Mãe e filho vibraram com a versão lúdica de Ovelha Negra, de Rita Lee, 63. "Ganhei um violão no ano passado e vou fazer aula. Não vejo a hora de aprender a tocar!", disse o menino.

O show do Pato Fu durou duas horas e, depois, Vítor e Priscila foram à área do Planeta Sustentável, organizadora do evento. O projeto da Editora Abril transmite conceitos sobre preservação do meio ambiente. "É a quarta edição do Planeta no Parque, que dura quatro dias, e já bateu o recorde de público. Pretendemos levar nossa mensagem a 40 mil pessoas neste ano", comemorou Matthew Shirts, 52, redator-chefe da publicação National Geographic Brasil e coordenador do Planeta Sustentável.
 
JARDINEIRO-MIRIM
{txtalt}
Depois da aula, Vítor e Priscila levaram sementes e plantaram uma goiabeira no Quintal











Uma réplica de uma floresta feita com material reciclável foi montada sob a marquise. Tinha até uma oca. Dentro dela, dezenas de crianças se reuniam para assistir workshops. Vítor acompanhou a palestra de jardinagem para crianças feita por João Manoel Gobbi de Oliveira, 57, professor de paisagismo no Instituto Brasileiro de Paisagismo (Ibrap). Priscila ficou orgulhosa de Vítor. "É ótimo que o Planeta no Parque seja voltado também para crianças, pois temos de plantar valores de preservação na cabeça dos nossos filhos, que são o futuro da humanidade", disse ela.

APRENDENDO COM MÚSICA

Ao sair do palco, a vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai, 39 anos, sorriu satisfeita. "As pessoas se divertem com a música, mas também guardam uma mensagem. É legal ensinar que a gente vive em um lugar vivo, que temos de cuidar e fazer o nosso papel", disse a artista sobre o evento. 
 
{txtalt}
Com instrumentos infantis, Fernanda Takai, líder do Pato Fu, cantou sucessos da MPB
O Planeta no Parque aconteceu entre o sábado (22) e terça-feira (25) e promoveu a campanha A Floresta Invade a Cidade. A equipe do Planeta Sustentável organizou oficinas, brincadeiras e caminhadas pelo Ibirapuera que aconteciam de hora em hora. "A proposta é levar as pessoas a refletir, enquanto aprendem", disse Mônica Nunes, 50, gerente de conteúdo do Planeta Sustentável. Caio Coimbra, 33, gerente de marketing do projeto, concluiu: "É importante que as pessoas pensem em sustentabilidade no dia a dia."
fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/atriz-priscila-sol-filho-vitor-evento-planeta-parque-617373.shtml